15.1.15

Vesalius: Anatomia da Arte


Programa Estímulo Vesalius: Anatomia da Arte
A Obra da Arte como Estrutura Interdisciplinar Expressiva
Río de Janeiro, 2014/2015





Consular Carta Introdutoria

O Consulado Geral da Bélgica no Rio de Janeiro tem o prazer de dirigir-se aos senhores com o propósito de apresentar o Programa Estímulo Vesalius: Anatomia da Arte e convidar as instituições cariocas a participarem das comemorações dos 500 anos de nascimento do célebre investigador Vesalius de Bruxelas.
Dedicado aos estudos das artes visuais, nosso Programa Estímulo é um projeto educativo interativo, inspirado pela contribuição de Vesalius, humanista belga que à época do Renascimento revolucionou a medicina como disciplina e firmou as bases da anatomia moderna.
O Programa Vesalius resgata os valores humanistas cultivados pelo grande médico de Bruxelas: combate contra a ignorância e o preconceito, pesquisa sistemática, celebração dos princípios de união e diversidade, trabalho original e subsequente transformação da realidade.
Em sua versão para a Cidade Maravilhosa, o Programa Vesalius é também conhecido como Anatomia da Arte, já que explora a união e a diversidade próprias das artes visuais.
Isso é desenvolvido através de atividades participativas, entre as quais se incluem conferências, seminários e a exposição de diferentes trabalhos.
Pesquisador, arquiteto e historiador de arte, Mariano Akerman está encarregado do Programa Estímulo Vesalius 2015. Ele é o organizador, consultor e conferencista do projeto.
O Programa Estímulo Vesalius 2015: Anatomia da Arte é uma iniciativa do Arquiteto Akerman que coopera com as embaixadas e consulados do Reino da Bélgica há dez anos e tem desenvolvido programas educativos em Manila, Buenos Aires e Islamabad.
Através do Programa Estimulo Vesalius 2015 desejamos compartilhar com vocês nossos conhecimentos em matéria de arte e criar também novos laços entre representantes de culturas humanistas.

Atenciosamente,

Bernard Quintin
Consulado Geral da Bélgica no Rio de Janeiro




Programa Vesalius: Anatomia da Arte

Trata-se de uma iniciativa que busca estabelecer um diálogo entre pessoas de habilidades e talentos diversos, a fim de estimular expressões interativas.

Através do presente projeto de intercâmbio cultural, os participantes são convidados a expressar seus pensamentos e seu sentimento em relação ao legado de um homem que oportunamente se revelou contra o preconceito, desenvolveu uma pesquisa sistemática e conseguiu estabelecer as pautas do estudo da anatomia moderna.

Composto de encontros estimulantes e participativos,oficinas e exposição de trabalhos, o Programa Vesalius é um foro de pensamento, experimentação e criatividade: um contexto inclusivo e abrangente dos diferentes matizes da experiência humana.



Andreae Vesalii Bruxellensis


O Homem no Centro
Vesalius e a Constância no Propósito
por Mariano Akerman

Andreas Vesalius (1514-1564) combateu com tenacidade diversos preconceitos de sua época e destacou-se também como um importante pioneiro da anatomia.

Sua indagação de algumas noções herdadas do saber dos antigos (e que eram até então consideradas como verdade inquestionável), bem como sua paixão e trabalho metódico, o conduziram às extraordinárias descobertas.

Através delas, Vesalius conseguiu estabelecer as pautas para o estudo científico da anatomia moderna.

Nascido em Bruxelas, Vesalius vinha de uma família de médicos. Educou-se em Lovaina. Estudou medicina em Montpellier e Paris. Mais tarde regressou à Lovaina para ensinar anatomia. Em 1535 trabalhou como cirurgião dos exércitos de Carlos V (imperador romano-germânico) e, dois anos mais tarde, como professor de anatomia em Pádua. Também foi médico na corte de Felipe II de Espanha.

Enquanto realizava uma peregrinação à Jerusalém, Vesalius recebeu uma mensagem solicitando-lhe regressar à Pádua para ocupar a cátedra que outrora havia pertencido a Falópio. Morreu quando sua embarcação foi destruída durante uma tempestade perto da ilha de Zante, onde foi enterrado em 1564.

Vesalius foi conhecido em sua época como "O Príncipe da Anatomia". Publicado em Basiléia em 1543, seu livro A Fábrica do Corpo Humano (De Humanis Corpore Fabrica) constitui um dos maiores tesouros da civilização e cultura do Ocidente.

Tudo o que é expresso nesse monumental trabalho reflete o vasto conhecimento resultante das pesquisas de Vesalius, cujo traço característico é a observação. É por isso que geralmente Vesalius é assinalado como o pai da observação cientifica moderna.

O mais famoso de todos os anatomistas é Vesalius. De fato, ele foi um dos primeiros a conseguir a dissecação de todo o corpo humano e a lhe considerar de um modo completo.

Vesalius é conhecido por ter atacado os preconceitos de seu antecessor Galeno (c. 129-217), e chegou a demonstrar que as conclusões do médico grego eram válidas somente para animais tais como macacos e porcos: os únicos seres que seu antecessor havia dissecado.

Seguidamente Vesalius solicitou que as futuras descrições do corpo humano tivessem seu ponto de partida em dissecações especificamente humanas.

O século XVI foi um período de descobertas, explorações e inventos. Vesalius desenvolveu suas pesquisas no complexo território do corpo humano e, para isso, recorreu a não poucos cadáveres. Suas pesquisas lhe permitiram chegar a contradizer e, inclusive corrigir, numerosas afirmações de Galeno.

Através de seu trabalho, Vesalius mudou o modo de compreender o corpo humano e revolucionou por sua vez os textos da medicina. Sua obra inclui lâminas que ilustram detalhadamente suas inumeráveis descobertas anatômicas. Nessas imagens, a precisão médica é combinada com uma dimensão poética extraordinária.

Sumamente original há quase cinco séculos, A Fábrica do Corpo Humano continua vigente e relevante na atualidade: inspira tanto curiosidade como admiração e respeito, especialmente entre os médicos e os artistas.





A Luz de Vesalius

Em uma Europa onde no início do século XVI ainda prevalecia a escuridão do preconceito sobre a constituição interna real do corpo humano, Andreas Vesalius conseguiu desenvolver um trabalho incomum e concluiu a primeira dissecação do corpo humano de uma forma exaustiva e sistemática.

Resultado da aplicação do método empírico, todo o que havia sido descoberto por Vesalius foi registrado na sua obra intitulada A Fábrica do Corpo Humano (1534), trabalho caracterizado pela sistematicidade e rigor científico.

Até hoje a contribuição de Vesalius tem uma importância capital entre anatomistas, e ele é também apreciado como um pioneiro na luta contra o preconceito através da investigação científica.

"Veredicto em primeiro lugar; argumentos depois" exige a partir da sua irracionalidade a Rainha de Copas numa bem conhecida obra literária do século XIX. E, no entanto, quatrocentos anos antes Vesalius já havia terminado com várias irracionalidades até então dominantes no Ocidente e—o que é mais importante—tinha feito isso de uma maneira dedutiva e convincente.

Inspirado pela luz que emana do modus operandi do médico renascentista de Bruxelas, o Programa Vesalius reexamina as Artes Visuais como disciplina.

Mariano Akerman explora a natureza didática duma série de lâminas que ilustram o tratado anatômico de Vesalius, reconsidera as alegorias ocidentais da Fé, desenvolve a motivação existencial da criatividade sefaradita, medita sobre as intenções últimas que suportam tanto a propaganda totalitária como as expressões que testificam e/ou evocam o maior genocídio da História, e reconsidera também o papel do Imaginário em trabalhos artísticos brasileiros e argentinos, para lhes reconectar com alguns de seus parentes europeus.

Através do seu estudo metódico, Vesalius iluminou diversos aspectos de uma realidade até então pouco conhecida e muitas vezes abordada só a partir do preconceito; evocando o método dedutivo do médico da Bruxelas e trabalhando analogicamente, o Programa Vesalius se propõe a esclarecer uma série de aspectos que ainda permanecem um tanto obscuros e que ao mesmo tempo são relativos à Anatomia da Arte.





Mariano Akerman
Nascido em Buenos Aires em 1963, Mariano Akerman é um pintor, arquiteto e historiador argentino. Como pesquisador e palestrante desenvolve atividades educativas que promovem a livre-expressão e a participação comunitária considerando a idiossincrasia e o contexto cultural de cada indivíduo.
Em 1982 inicia seus estudos em arquitetura na Universidade de Belgrano, onde recebe o diploma em virtude de um trabalho premiado, A Natureza do Espaço e os Limites da Arquitetura (1987). Após receber uma bolsa do Conselho Britânico, Akerman escreve O Grotesco nas Pinturas de Francis Bacon em 1999, e retoma o imaginário do célebre artista londrino em um artigo que é publicado em 2012.
A partir de 1981 Akerman dá palestras em instituições tais como o Museu Nacional de Belas Artes em Buenos Aires, o Museu Nacional das Filipinas em Manila, o Colégio Escandinavo Hooptes Stajärna em Taytay, a Academia Nacional de Artes em Lahore, e a Universidade Quaid-i-Azam em Islamabad.
Especializado em Comunicação Visual, Mariano Akerman desenvolve também séries de palestras, concursos, oficinas e exposições educativas em vários países, onde colabora com as embaixadas da Bélgica, Suécia, França, Alemanha e Suíça, incluindo as de seu país natal. Empreendedor independente multidisciplinar, Akerman recebeu doze prêmios internacionais em arte e educação. Durante mais de três décadas de atividade, e tendo freqüentado instituições culturais e educativas, Mariano Akerman deu numerosas palestras e oficinas tanto na Argentina quanto nas Filipinas, no Paquistão e no Brasil.






Links
Compilación de textos básicos realizada por quien escribe
• Stephen N. Joffe, Andreas Vesalius: Making, Madman, Myth, Bloomington: AuthorHouse, 2009-14.
• Mairgance, De humanis corporis fabrica, Luxe et Vanités, 21.3.2011
• Aanderton, Early Anatomists, John Rylands Library Special Collections Blog, Manchester, 10.10.2013
Vesalius' Fabrica, Basel: Karger, 2014
Lunchtime Lecture: Vesalius 500 years on, Londres, Hunterian Museum, Royal College of Surgeons of England, 16.9.2014
Vesalius and Dissection, Kickoff, 17.5.[!]
• Grace Dane Mazur, The Strange Beauty of “Prints and the Pursuit of Knowledge”, The Arts Fuse, 18.9.2011
History of Illustration: Vesalius and Dürer, 20.11.2012
Anatomical Maps: Eastern Development in the Middle Ages
• U.S. National Library of Medicine, Rockville Pike, Bethesda, MD: Dream Anatomy - Galería



Vesalius e a constância no propósito

Programa Vesalius Rio 2014/2015
A Luz de Vesalius
Programa Estímulo Vesalius
La luz de Vesalius
Vesaliana
Rebel and Pioneer
Mariano Akerman CV, Dados e Referências



7 comments:

Bernard Quintin said...

Magnifici! Abraço. Bernard Quintin

Therezinha Privatti Suassuna said...

Hola Mariano. ¡Muy interesante tu proyecto! Me parece que será beneficioso. Es muy bueno e integrador. Abrazo y hasta pronto, Terezinha

Vera Leira Parente said...

Acho ótimo os termos desta apresentação do Programa.

ER said...

J’ai lu avec attention le. Il est très clair et convaincant.
Meilleures pensées,
E.R.

Deb Siskin said...

Super-interesante.
Besos,
Deb

Alicia Oliberos said...

Querido amigo:
¡Me fascinó!
Me encantan la idea, la figura elegida y los destinatarios.
Todas las manifestaciones de las artes son aglutinadoras y equilibrantes de lo distinto.
Son canales de igualación.
Lo válido aquí es la idea y su proyección.
Te mando un beso enorme.
Con el cariño de siempre,
Alicia

Gina desde Ciudad Plena said...

Un tema con muchas facetas e ideas interesantes. Que sea con mucho éxito.