22.10.15

Nostra Aetate




Ontem e Hoje: As Alegorías da Fé na Arte Ocidental

Emitida pelo Concílio Vaticano II em 1965, a Declaração Nostra Aetate rejeitou os argumentos teológicos que consideravam o povo judeu espiritualmente "cego" e o judaísmo um credo "obsoleto". Em termos visuais, a teologia medieval inspirada pelo desprezo foi exprimida em várias catedrais e igrejas por meio das alegorias da Ecclesia et Synagoga (Igreja e Sinagoga); uma coroada e vitoriosa, a outra derrotada, com seus olhos cobertos por uma venda e sua coroa caída no chão. Nostra Aetate repudiou tais imagens e convocou os cristãos e os judeus a dialogar, a descobrir o que eles têm em comum, a estudar juntos, a aprender os uns com os outros. O Papa Francisco escreveu: "O diálogo e a amizade com o povo de Israel são parte da vida dos discípulos de Jesus. Existe uma complementaridade entre a Igreja e o povo judeu que nos permite colaborar entre nos para extrair as riquezas da Palavra de Deus" (Evangelii Gaudium, 2014).
Mariano Akerman pesquisa e interpreta as alegorias da Fé próprias da arte ocidental, considerando suas especificidades, metamorfoses e razão de ser, tanto em tempos pretéritos como no presente.




Ayer y Hoy: Las Alegorías de la Fe en el Arte Occidental

Emitida por el Concilio Vaticano II en 1965, la Declaración Nostra Aetate rechazó los argumentos teológicos que consideraban al pueblo judío espiritualmente "ciego" y al judaísmo ser un credo "obsoleto". En términos visuales, la teología medieval inspirada en el desprecio fue expresada en varias catedrales e iglesias a través de las alegorías de Ecclesia et Synagoga (Iglesia y Sinagoga); la una coronada y victoriosa, la otra derrotada, con sus ojos cubiertos por una venda y su corona caída por el suelo. Nostra Aetate repudió tales imágenes y convocó a cristianos y judíos a dialogar, a descubrir aquello que tienen en común, a estudiar juntos, a aprender los unos de los otros. El Papa Francisco escribió: "Diálogo y amistad con los hijos de Israel son parte de la vida de los discípulos de Jesús. Existe una complementariedad entre la Iglesia y el pueblo judío que nos permite colaborar los unos con los otros para extraer las riquezas de la Palabra de Dios" (Evangelii Gaudium, 2014).
Mariano Akerman investiga e interpreta las alegorías de la Fe propias del arte occidental, considerando sus especificidades, metamorfosis y razón de ser, tanto en tiempos pretéritos como en el presente.




Nostra Aetate - Concilium Vaticanum II
Declaração Nostra Aetate
Um Olhar sobre a Declaração do Vaticano II




Recursos
Has God Only One Blessing?
Interfaith Dialogue in Our Time
Synagoga and Ecclesia in Our Time
Arte y Diálogo Interreligioso
Ayer y Hoy
Álbum Ecclesia et Synagoga
Wikimedia Pic



Programa Estímulo Vesalius: Anatomía del Arte